segunda-feira, 30 de agosto de 2010

INTRODUÇÃO A ANÁLISE DE MOVIMENTO LABAN - Enviado por Andréa Lucia Ortiz

Acredito que para os que já fazem parte do universo da dança esse material já seja conhecido, mas é muito precioso para quem está chegando agora. Obrigada Andrea!
– Rudolf Laban (1879-1958), nascido na Austria-Hungria. Trabalhou inicialmente como arquiteto, pintor, ilustrador, mas foi no campo da dança e do movimento que Laban deixou seu legado. Foi bailarino, coreógrafo, teórico, professor ou simplesmente, um “artista-pesquisador”, como ele se auto-intitulava.

– Laban concebe o movimento como um “processo constante de contínuas mudanças”.

– “Ele aponta que essas mudanças, embora contínuas e sempre em mutação, tendem a se organizar no ser humano em determinadas ordenações rítmicas, que formam padrões singulares. Os gestos mudam, as posturas mudam, mas cada indivíduo tende a organizar suas frases de movimento de acordo com ritmos que são mais ou menos recorrentes, mesmo em circunstâncias diferentes” (MIRANDA, 2008: 71-72).

– Laban percebe e estuda esses padrões de organização e começa a desenvolver uma espécie de partitura de movimento, semelhante a uma partitura musical – algo que indica um lugar de experiência, que te permite ter um acesso criativo ao movimento e possibilita múltiplas interpretações teórico/corporais. Laban então, decupou o movimento até seus elementos mais simples, como fonemas de uma gramática ou notas musicais, que podem se articular de maneiras diversas, chegando a sintaxes bastante complexas, como a própria linguagem e que, portanto, é portadora de sentido, de expressão. Para Laban o movimento é linguagem e como tal, portador de sentido.

- Em seu artigo “Space, Effort and The Brain”, Irmgard Bartenieff começa falando:
“Toda a vida de Rudolf Laban – seja como bailarino/ coreógrafo, professor/ teórico, ou filósofo/ humanista – foi um envolvimento intenso e constante com todas as facetas do movimento. Foi um processo interminável de definição das manifestações internas/ externas dos fenômenos de movimento em tons cada vez mais sutis e em inter-relações mais complexas. Assim, nós o vemos trabalhando com constelações de qualidades mais do que com fatos isolados ou aspectos únicos: a tentativa era sempre de chegar ao cerne do processo, comportamento e expressão do movimento”.

– Então, é uma ferramenta para se descrever o movimento? Sim e não. Laban é um homem do seu tempo e, portanto, influenciado pelo cientificismo de sua época – em que a ciência e o pensamento racional tinham a ilusão de poder oferecer uma descrição de seus objetos de estudo que revelasse a sua verdade, a sua essência. Essa visão modernista ainda sobrevive e, por este viés, sim, podemos ver o Sistema Laban como uma ferramenta para se descrever e analisar o movimento. Porém, com olhos contemporâneos, sabemos que uma descrição, por mais que se aproxime do objeto real, não consegue dar conta de sua totalidade, por isso o Sistema Laban nos auxilia a observar, analisar e até descrever o movimento, sem contudo, pretender ser um valor absoluto. É um sistema aberto a diferentes interpretações, reconstruções e experiências.

– Laban desenvolveu suas teorias na primeira metade do séc. XX, influenciado pelo racionalismo da época, que buscava uma linguagem objetiva, científica e portadora da verdade e pela psicanálise nascente que via na subjetividade a fonte da verdade. Para suas teorias espaciais, Laban buscou apoio na geometria euclidiana.

– O Corpo faz parte de uma relação estrutural que inclui ainda Esforço, Forma e Espaço, categorias que se inter-relacionam e informam-se mútua e continuamente.

– Essa inter-relação de categorias e conceitos é intrínseca e fundamental ao Sistema Laban e podemos representá-la e apreendê-la através da Banda de Moebius:

“Esta figura, descrita por Rudolf Laban como ‘Lemniscate’, é criada a partir da junção das duas extremidades invertidas de uma banda, cujas faces passam a ser simultaneamente externas e internas.(...) Os conceitos de Laban, muitas vezes interpretados como dualidades opostas, de fato dialogam nessa figura tridimensional que elimina a oposição e instala uma continuidade gradativa em constante transição, como é o movimento humano”. (FERNANDES, 2002: 28)

Assim temos: teoria e prática, função e expressão, interno e externo, mobilidade e estabilidade, Peso leve e forte, etc, como exemplos de dualidades que dialogam em gradação contínua.

“Laban escreveu: não apenas a arte do movimento, mas qualquer movimento sem uma filosofia é árido. Enquanto uma filosofia oferece um propósito amplo à prática do movimento, o conteúdo detalhado de cada frase de movimento pode apenas ser alcançado por uma consciência de sua sintaxe. (...) Laban então tratou da gramática do comportamento, as regras do gestual através dos quais as pessoas entendem-se socialmente. ‘Gesto e postura não mentem’, ele escreveu, enquanto que as palavras podem mentir e o fazem. Ele elaborou a gramática para a arte do movimento, baseada na harmonização de princípios, no equilíbrio de opostos. Recolher é naturalmente equilibrado por espalhar, forte pelo fraco, largo por estreito. Curvo por reto, ação por reação, luta por co-operação, desequilíbrio por equilíbrio, assimetria por simetria – todos equilibram uns aos outros. Essa propensão para o equilíbrio é inata ao corpo, mente e espírito, e é o que dá sentido ao movimento do corpo. Movimentos disparatados, sem-sentido não se ajustam a essa gramática. Sem a consciência desta gramática, exercícios não fazem sentido a quem se move e não integram mente, corpo e alma, ou uma pessoa com outra”. (Preston-Dunlop, 1998: p.103)

– O Sistema Laban é, desse modo, um sistema aberto, em constante renovação, como a própria escrita do Laban indica. Essa linguagem dinâmica exige um olhar que se sabe parcial, ela nos permite versões sobre o movimento, indica lugares de experimentação sem pretender querer alcançar a verdade do objeto que observa. Em sua metodologia procura-se observar e estar atento, curioso, às diversas manifestações de movimento, diversos tipos e estilos de dança, corpos diferentes, peculiaridades e diferenças, atividades diversas, enriquecendo dessa forma o nosso olhar sobre o outro e ampliando a percepção das relações corpo-espaço.

Categorias de Análise de Movimento Laban – Corpo-Esforço-Forma-Espaço (em inglês Body, Effort, Shape and Space – BESS)

Corpo: como este se organiza, suas conexões e isolamentos ou fragmentações, seus esquemas motores, seus gestos e posturas. .
 
Esforço: enfatiza as qualidades do movimento, o ritmo dinâmico, a motivação interna/externa que aparece na escolha do movimento. Nesta categoria experimenta-se e reflete-se sobre “como” o indivíduo se move em relação a 4 fatores básicos: fluxo, peso, tempo e espaço, isoladamente e em suas múltiplas combinações.

Forma: refere-se ao corpo em suas dimensões plásticas: suas mudanças de volume, o contínuo processo de aparecimento e desaparecimento de novas formas e como este se adapta às suas necessidades internas e externas.
 
Espaço: situa a pessoa no mundo relacional. Esta categoria inclui explorações da esfera pessoal de movimento (kinesfera”), explorações das tensões dimensionais, planares, diagonais ou transversas e das formas cristalinas representativas dessas articulações espaciais (cubo, octaedro, icosaedro, dodecaedro, por ex.).

– A separação em categorias é de natureza metodológica, possibilitando a observação, experimentação e análise. Elas estão sempre presentes no movimento, com diferentes graus de intensidades e em contínua relação.

- Temas labanianos: Interno/ Externo; Mobilidade/ Estabilidade; Função/ Expressão; Ação/ Recuperação; Complexidade/ Simplicidade – dualidades, polaridades de um continuum. A compreensão da dualidade dentro de uma unidade está enraizada em nossa experiência de nossa forma física em nosso ambiente – assim temos, por exemplo, a vertical (em cima e embaixo) alinhada à tensão gravitacional; a experiência de nossa bilateralidade simétrica (lado direito e lado esquerdo; frente e atrás); nossa respiração (para dentro, para fora); estar acordado ou dormindo. Dualidade – contextual, relativa (eu sou baixa ou magra em relação à quê? Ou quem?)
Extraído da apostila de Ana Bevilaqua - FAV - Metodologia da Dança

9 comentários:

  1. Como cheguei agora a este mundo, devo dizer que o artigo está conciso e completo. Ajudou imenso na minha pesquisa. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Excelente descrição de Laban, somente senti falta das bibliografias citadas.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a postagem super clara e com detalhes interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem detalhado e explicado, fácil de compreender. muito bom !

    ResponderExcluir
  5. "Laban então, decupou o movimento..." (4ºparágrafo)
    O que é decupou?

    ResponderExcluir
  6. Não deu para ticonhecer mais eu queria

    ResponderExcluir
  7. Entendi foi nada kkkkk mais valeu eu tirei 9,5 no trabalho

    ResponderExcluir