quarta-feira, 25 de agosto de 2010

MUITO PRAZER, SOU A PELVE!

Habitualmente, cinco vértebras sacras estão fundidas em um osso grande e compacto chamado sacro. Esse osso ainda tem um canal raquiano no seu interior (canal sacro), mas os corpos vertebrais e lâminas estão fundidos.
O sacro tem um formato com uma curva de concavidade anterior e contribui para a formação do limite posterior da cavidade pélvica. Existe uma angulação acentuada, que a coluna sofre na junção entre a última vértebra lombar e o sacro, chamada de promontório.
Nas faces pélvica e dorsal existem quatro pares de forames. Na extremidade inferior da face externa existe um orifício em forma de “v” invertido, chamado hiato sacro que corresponde ao fim do canal vertebral. Da mesma forma, quatro ou cinco vértebras coccígeas estão fundidas em um pequeno osso residual no homem, sem a formação de um canal central, chamado de cóccix.



Quando falamos do quadril sabemos se tratar de uma estrutura com anatomia e topografia complexas, direito e esquerdo, osso plano e irregular, constituido pela fusão de 3 ossos, sendo eles, o ílio (porção superior), ísquio (porção póstero - inferior) e púbis (ânteo - inferior).
Os dois ossos do quadril unem - se anteriormente pela sínfise púbica, cada um deles vai se articular posteriormente com a porção superior do sacro e lateralmente com o osso fêmur.

A posição anatômica dos ossos se torna então facilmente identificadas, a fossa do acetábulo onde se articula a cabeça do fêmur fica lateral e ligeiramente voltada para frente, enquanto que a sínfise púbica deverá estar anterior e medialmente, o túber isquiático posterior.

Lembrando que existe uma diferença entre osso do quadril e pelve, quando falamos em pelve estaremos nos referindo a estrutura completa de ossos do quadril se articulando entre si anteriormente e posteriormente se articulando com as vértebras sacrococcígeas. A palavra pelve vem derivada do latin, pelvis, que significa bacia.

Vídeo mostrando o Ilíaco com bastante clareza.


http://www.youtube.com/watch?v=HwkbuhipZZ0&NR=1
Esse video está em inglês, mas acho que vale a pena mesmo para quem não entende a língua, pela qualidade das imagens da pelve.
Por alguma razão, o endereço para o link não aparece,mas ele está aí. É só passar o curso acima do parágrafo que a mãozinha aparecerá. Gostei muito dessa apresentação.  

Um comentário: