domingo, 22 de agosto de 2010

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ENCÉFALO - Enviado pela Vanessa

1- Divisão anatômica do sistema nervoso central (SNC):
O sistema nervoso central (SNC) se localiza (em sua maior parte) dentro do esqueleto axial, dentro da cavidade craniana é o encéfalo. A sua continuação é a medula espinhal, localizada dentro do canal vertebral na coluna vertebral.

Então o SNC é composto pelas seguintes partes:
Seis partes que compõe o Encéfalo:
-Telencéfalo
-Diencéfalo
Essas duas partes juntas “telencéfalo e diencéfalo” formam o que chamamos de cérebro.
- Mesencéfalo
-Ponte
- Bulbo
Essas três partes formam o Tronco Encefálico.
-Cerebelo
E a:
-Medula Espinhal
Que é parte do SNC, continuidade do encéfalo dentro do canal vertebral na coluna.

2- Divisão anatômica do sistema nervoso periférico (SNP):
O SNP localiza-se fora do esqueleto axial, porém os nervos e raízes nervosas para fazerem conexão com o SNC penetram no crânio e no canal vertebral. Alguns gânglios localizam-se dentro do esqueleto axial.

O SNP é composto por:
Nervos: São cordões esbranquiçados que unem o SNC aos órgãos periféricos. Se a união se faz com o encéfalo os nervos são cranianos. São 12 pares de nervos cranianos que estão presos ao encéfalo, esses nervos podem ser sensitivos (aferentes), motores (eferentes) ou mistos (contêm ambas as fibras). Se a união se dá com a medula espinhal, os nervos são espinhais. São 31 pares de nervos espinhais.Todos os nervos espinhais apresentam fibras motoras e fibras sensitivas. A função do nervo é conduzir informações aferentes ou sensitivas e eferentes ou motoras, respectivamente.

Gânglios: São dilatações constituídas principalmente de corpos de neurônios que mantêm relações com nervos e raízes nervosas. São estruturas relacionadas a sensibilidade e movimento.

Terminações Nervosas: Estruturas localizadas nas extremidades dos nervos em contato com os órgãos. Funcionalmente são de dois tipos:

1- Motoras ou Eferentes: Quando a fibra nervosa termina nos músculos.
2- Sensitiva ou Aferentes: Quando a terminação nervosa está relacionada a um órgão periférico. As terminações sensitivas apresentam receptores que produzem impulso nervoso quando estimulados. Podem ser de cinco tipos:

1- Quimioreceptores
2- Fotoreceptores
3- Termoreceptores
4- Mecanoreceptores
5- Nocireceptores

3- Medula Espinhal:

A Medula espinhal é a parte mais simples do SNC, é a continuação do encéfalo que se afina dentro do canal vertebral, no esqueleto axial, sendo protegida pelos ossos (vértebras) da coluna. A coluna vertebral mede em torno de 75 cm, a medula espinhal mede em torno de 45cm, terminando geralmente em L2, o que resta a partir daí é a conhecida “cauda eqüina”. Esta parte do SNC se conecta ao SNP, abrange pescoço, tronco e membros superiores e inferiores. Encaminha informações ao encéfalo pelas vias dorsais sensitivas e recebe do encéfalo informações pelas vias ventrais motoras.

4- Quantos pares de nervos a medula espinhal apresenta? Onde estão presos? Qual o nome das suas raízes e por quais fibras são formados?

A medula espinhal apresenta 31 pares de nervos espinhais. Sendo: 8 cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e geralmente 1 coccígeo.

Estão presos nas laterais da medula espinhal.
A raiz ventral é formada por fibras motora (eferentes).
A raiz dorsal é formada por fibras sensitivas (aferentes).

Os nervos espinhais possuem tanto fibras motoras, como fibras sensitivas.

5- Quando cortamos a medula espinhal o que observamos?

Observamos que a medula espinhal é formada internamente pela substância cinzenta (maior concentração de neurônios) e pela substância branca (maior concentração de axônios).

A substância cinzenta é interna, fica no centro da medula, conhecida como “H medular” e é composta por três colunas: coluna anterior, coluna lateral e coluna posterior. Nestas colunas estão inseridos diferentes tipos de neurônios medulares.

A substância branca é periférica. É subdividida em funículos: funículo anterior, funículo lateral, funículo posterior. Nestes funículos estão as “vias medulares”, que são os prolongamentos dos neurônios: as fibras nervosas, os cordões de axônios. Vias medulares conduzem fluxos de impulso nervoso.

6- Defina os cinco tipos de neurônios medulares que se localizam na substância cinzenta da medula espinhal:

Coluna anterior:
1- Neurônio Motor Inferior: É responsável pelos movimentos dos músculos voluntários.

Coluna lateral
2- Neurônio Motor Visceral: É responsável pelos movimentos dos músculos viscerais involuntários.

Coluna Posterior
3- Neurônio Golgi II: É responsável pelos movimentos reflexos.
4- Neurônio de Associação: É responsável pelos movimentos reflexos
5- Neurônio de projeção: É responsável pelo encaminhar de informações ao cérebro.

7- Fale sobre as seis principais vias medulares que se localizam na substância branca da medula espinhal:

As vias medulares conduzem fluxo de impulso nervoso, estão nos funículos da substância branca, são:
Funículo Anterior:
Tracto Espino Talâmico Anterior (TETA): Via sensitiva
Tracto Córtico Espinal Anterior (TCEA): Via motora

Funículo lateral:
Tracto Espino Talâmico Lateral (TETL): Via sensitiva
Tracto Córtino Espinal Lateral (TCEL): Via Motora

Funículo Posterior:
Fascículo Grácil: Via sensitiva
Fascículo Cuneiforme: Via sensitiva

8- Tronco encefálico:
O tronco encefálico é parte do SNC composto por: mesencéfalo, ponte e bulbo.
É delimitado inferiormente pela medula espinhal, superiormente pelo diencéfalo e posteriormente pelo cerebelo.

9- O Bulbo:
O bulbo é parte do SNC que compõe o Tronco encefálico. É delimitado inferiormente pela medula espinhal e superiormente pela ponte. Contêm o quarto ventrículo. Entre outras faz parte da sua função o controle cárdio-respiratório.

10- Quanto pares e quais os nomes dos nervos cranianos do bulbo?
O bulbo possui quatro pares de nervos cranianos. São eles:

IX- Glossofaríngeo – nervo misto: Percepção gustativa no terço posterior da língua. Percepções sensoriais da faringe, laringe e palato.

X - Vago – Nervo misto: Percepções sensoriais da orelha, faringe,laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras toráxicas e abdominais.

XI- Acessório – Nervo motor: Controle motor da faringe, laringe, palato. Dos músculos esternocleidomastóideo e trapézio.

XII - Hipoglosso – Nervo motor: Controle dos músculos da faringe, da laringe e da língua.

11- Fibras que atravessam o bulbo:
O bulbo é atravessado por fibras motoras e sensitivas. As fibras motoras descem do cérebro (são descendentes) em direção a medula espinhal pela parte anterior (ventral) do bulbo denominada “pirâmide”. Portanto as fibras motoras são descendentes e eferentes, pois conduzem a informação do encéfalo para a medula espinhal. As fibras sensitivas são aferentes, sobem (ascendentes) pela parte posterior do bulbo, levando informações para o cérebro.

12- A formação reticular do bulbo e seus três centros:
O bulbo possui um grupo de neurônios que se organizam em forma de rede, por isso “formação reticular do bulbo”. Nesta formação há três centros que comandam:

1- Centro vaso-motor: Responsável pelo controle da pressão arterial.
2- Centro respiratório: Controla a inspiração.
3- Centro do vômito: Responsável pelo reflexo de vomitar.

13- Ponte:
A ponte é parte do SNC que forma a parte média do tronco encefálico. É delimitada inferiormente pelo bulbo, superiormente pelo mesencéfalo e posteriormente pelo cerebelo. Entre as suas funções está o controle dos movimentos da cabeça.

14- Quais são os quatro pares de nervos cranianos da ponte:

V - Trigêmeo – Nervo misto: Controle dos movimentos da mastigação (ramo motor). Percepções sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).

VI - Abducente – Nervo motor: Controle da movimentação do globo ocular.

VII - Facial – Nervo misto: Controle dos músculos faciais – mímica facial (ramo motor). Percepção gustativa no terço anterior da língua (ramo sensorial).

VIII - Vestibulococlear – Nervo sensitivo: Percepção postural originária do labirinto (ramo vestibular). Percepção auditiva (ramo coclear).

17 – A ponte interiormente:
Interiormente a ponte é atravessada por fibras motoras e sensitivas. As fibras motoras são descendentes do cérebro em direção a medula espinhal pela parte anterior da ponte, denominada “base da ponte”. As fibras sensitivas são ascendentes, sobem pela parte posterior da ponte denominada “tegmento da ponte”.

18- Mesencéfalo:
O mesencéfalo é parte do encéfalo que compõe o tronco encefálico. É delimitado inferiormente pela ponte e superiormente pelo diencéfalo. Entre suas funções está o controle dos olhos.

20- Quais os nomes e funções dos dois pares de nervos cranianos apresentados no mesencéfalo?

III - Óculo motor – motor: Controle do movimento do globo ocular, da pupila e do cristalino.

II- Troclear – motor: Controle do movimento do globo ocular.

21- O mesencéfalo internamente:
Internamente o mesencéfalo é atravessado por fibras motoras e sensitivas. As fibras motoras são descendentes e atravessam a parte anterior do mesencéfalo denominada “ base do pedúnculo cerebral”. As fibras sensitivas são ascendentes e atravessam a parte posterior do mesencéfalo denominada “tegmento”. No mesencéfalo há uma região que contêm a substância negra, que é responsável por fornecer dopamina ao cérebro.

22- Diencéfalo:

O diencéfalo é a parte do encéfalo que juntamente ao telencéfalo forma o cérebro. É limitado inferiormente pelo mesencéfalo e superiormente pelo telencéfalo, estrutura na qual está quase completamente envolvido dentro. Contém o terceiro ventrículo. Entre outras funções é responsável pelos instintos primários de sobrevivência, como: fome, sede e sexo.

23- O que o diencéfalo apresenta:
Um par de nervos cranianos:

- II - Nervo óptico – sensitivo: Percepção visual.

-Um ventrículo

-Quatro partes: Hipotálamo, tálamo, subtálamo e epitálamo.

24- Quais as funções das respectivas partes do diencéfalo?

Hipotálamo: - Regula o comportamento emocional

- Controla o SNA
- Regula a ingestão de alimento e água
- Regula a temperatura
- Comanda o sistema endócrino

Tálamo: - Regula o comportamento emocional

- Controla o SNA
- Participa dos movimentos e da sensibilidade do corpo
- Participa da visão e da audição
- Participa do sono e da vigília

Subtálamo: - Participa das funções motoras por meio do seu núcleo subtalâmico.

Epitálamo: - Sua parte mais importante é a glândula pineal que produz melatonina (o hormônio do sono). É ativada no escuro e inibida no claro.

25- Fale sobre o telencéfalo:

O telencéfalo é a parte mais desenvolvida do sistema nervoso, forma o cérebro, juntamente ao diencéfalo. E entre outras é responsável pelas funções psíquicas superiores como o pensamento, memória e o raciocínio.

A anatomia externa do telencéfalo:

É formado por dois hemisférios unidos por uma estrutura chamada corpo caloso. Possui córtex cerebral formado por substância cinzenta, centro medular formado por substância branca onde estão as fibras de projeção e associação e núcleos de base, que são ilhas de substância cinzenta mergulhadas na substância branca. Seus nomes e funções são:

Núcleos de base:

Corpo estriado:Tem função motora

Basal de Meynert: Fornece acetil-colina para o cérebro

Amídala: Sua função é ligada ao medo

Claustrum: Função desconhecida

O telencéfalo possui dois ventrículos um em cada lado.

Possui um par de nervos cranianos:

I - Olfatório – Sensitivo: Percepção do olfato.

Possui dobras para servir melhor dentro da caixa craniana (design econômico), assim aumenta a superfície de contato. Essas dobras possuem elevações chamadas giros e depressões chamadas sulcos. Os sulcos possibilitam a boa limitação dos lobos.

- Lobo Frontal: É responsável pela função motora e psíquica para a personalidade.

- Lobo Parietal: Sua função é sensitiva para temperatura, tato e dor. E psíquica para a percepção do corpo e do espaço.

- Lobo temporal: Sua função é psíquica e sensitiva para audição.

- Lobo occipital: Sua função é psíquica e sensitiva para a visão.

- Lobo Ínsula: Está relacionado aos processos motivacionais primários como fome, sede e sexo.



26- Cerebelo:
O cerebelo é a parte do SNC com função exclusivamente motora. Não possui nervos. Não possui ventrículos. Localiza-se abaixo do lobo occipital e posteriormente ao tronco encefálico.

Suas quatro funções são:

1- Manutenção do equilíbrio estático
2- Coordenação motor dos membros inferiores e superiores.
3- Aprendizagem motora.
4- Controle do tônus

A anatomia externa do cerebelo:

- Possui dois hemisférios cerebelares, unidos por uma estrutura denominada verme.

A anatomia interna do cerebelo:

Córtex cerebelar: O cerebelo é revestido de substância cinzenta periférica.

Corpo medular do cerebelo: É a parte interna do cerebelo.

Núcleos de substância cinzenta se encontram mergulhados na substância branca.

Anatomicamente o cerebelo é dividido em dois hemisférios e verme.

Funcionalmente o cerebelo é dividido da seguinte forma:

Cerebelo-vestibular: mantêm conexão com a parte vestibular da orelha, por meio do lobo nódulo flóculo, sendo responsável pelo equilíbrio estático.

Cerebelo-espinhal: mantêm conexão com a medula-espinhal, por meio do verme, sendo responsável pela coordenação motora dos membros inferiores.

Cerbelo-cortical: Mantêm conexão com o córtex cerebral, por meio do córtex cerebelar, sendo responsável pelos movimentos dos membros superiores.

Um comentário:

  1. Why it was more common to have a card at a table with a different name
    In casino gambling, players are most likely to be playing 포항 출장샵 with their 공주 출장마사지 cards, but 의정부 출장샵 the concept is 밀양 출장안마 that they 보령 출장샵 can always use cards,

    ResponderExcluir